VIII OPEN TERRA DO SOL DE JIU-JITSU 2012

OPEN TERRA DO SOL O MAIOR EVENTO DO CEARÁ DE TODOS OS TEMPOS

 

  Federação do Ceará se supera e realiza o maior evento de jiu-jitsu de todos os tempos. Estamos falando do VIII Open Terra do Sol, que foi realizado nos dias 9 e 10 de junho de 2012, no Ginásio da Universidade Católica, em Fortaleza. Levando em conta tanto em número de participantes - 760 atletas -  quanto em público nas arquibancadas - 6000 pessoas - o evento superou todas as expectativas e entrou para a história do jiu-jitsu Cearense. Tudo isso só foi possível graças ao trabalho e a perseverança do Dr. Sazinho Presidente da Federação Cearense de Jiu-Jitsu, que vem investindo na qualidade dos eventos e fornecendo toda a estrutura necessária para que tudo funcione com segurança e dentro do cronograma. O resultado não podia ser outro a FJJO-CE tem recebido o apoio crescente, atraindo equipes inclusive de outros estados como é o caso do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Amazonas e Bahia.

 

  Dentre as personalidades presentes ao evento destacamos o Mestre Sá, patriarca da família, pioneiro na implantação do jiu-jitsu no Estado do Ceará. Mestre Sá em entrevista ao x-combat relembrou os velhos tempos na década de 1950 onde se treinava em cima de palha de cana coberta com lona de caminhão. Usando materiais simples começou a saga do ensino do jiu-jitsu no Ceará, "O Kimono era de tecido tão frágil que depois da luta os atletas ficavam quase esfarrapados", relembra. Militar, Mestre Sá pertencia a Polícia da Aeronáutica e para cumprir suas missões viajava muito (nos antigos B-25 Mitchell aeronaves que lutaram na 2ª Guerra Mundial e foram incorporadas a FAB em 1941 e desativadas 1975) e ia divulgando o jiu-jitsu pelo Brasil fora. Muitos anos se passaram e hoje ao vê-lo contemplar o resultado de seu esforço, vendo a quantidade de atletas lutando, as arquibancadas cheias, senti que Mestre Sá estava satisfeito, com um sentimento de dever cumprido e com a tranquilidade em saber que o jiu-jitsu Cearense estava em boas mãos. O velho Mestre se emociona ao citar os filhos, Gibson Sá Faixa-Preta (Campeão Mundial da família, com várias lutas no Shotoo e no MMA atualmente morando nos Estados Unidos) Robson Sá Faixa-Roxa (Trabalha ativamente na organização dos eventos da Federação) e finalmente Francisco Sá, Faixa-Preta (Bacharel em Direito, Professor Pós Graduado em Educação Física e Presidente da FJJO-CE).

 

PREMIAÇÃO DE PRIMEIRA: FORAM SETE MIL REAIS EM DINHEIRO, BICICLETA, NOTEBOOK E TV LCD

 

  A premiação foi outro ponto forte do Open Terra do Sol, além das medalhas todos os campeões das categorias de peso da faixa-preta ganharam suplementos alimentares patrocinados pela DNA / Estar Bem; Todos os Campeões do Absoluto masculino e feminino também receberam suplementos alimentares da DNA / Estar Bem além das respectivas medalhas; Os Campeões do Absoluto Juvenil Faixas Azul e Branca além das medalhas receberam um Kimono; Os Campeões do Máster todas as faixas também ganharam um Kimono além das respectivas medalhas; No Absoluto Adulto Faixa-Preta o Campeão Thiago Reinaldo da ASLE de Manaus ganhou 3.500 reais em dinheiro; o Vice-Campeão Ricardo Oliveira da Evolution recebeu 1.000 reais e o terceiro colocado no Absoluto Adulto Faixa-Preta Bruno Ramos da Gracie Barra recebeu 500 reais em dinheiro; No Absoluto Adulto Faixa-Marrom Davi Romry da Saulo Ribeiro foi o grande Campeão levando para casa mil reais; na segunda colocação Cláudio Quezado da Gracie Barra ganhou 700 reais e em terceiro Thiago De La Torre da Nova União faturou 300 reais; No Absoluto Adulto Faixa-Roxa João Paulo Souza da SAS foi o Campeão e faturou a TV LCD de 32"; No Absoluto Adulto Faixa-Azul Rafael Vasconcelos da DBK foi o Campeão e levou um NOTEBOOK SAMSUNG; No Absoluto Adulto Faixa-Branca o Campeão foi Rômulo Morais da SAS que levou uma BIKE.

 

Resultado Oficial:

1º Lugar: Equipe SAS

2º Lugar: Equipe Evolution

3º Lugar: Equipe MG

4º Lugar: Equipe Garra Fight

5º Lugar: Equipe Gracie Barra

 

  O Presidente da FJJO-CE e a Equipe Nacional de Reportagem do X-COMBAT agradecem aos patrocinadores: Luis Gonzaga Jr da JBL Construtora, Rafael Grecio da Fazauto Volkswagen, Dr. Luis Campelo da Campelo Advogados, Prof. Doutor Francelino Alves Reitor da Faculdade Católica e especialmente Léa Didomênico - Presidente da Distribuidora Estar Bem.

 

  A EQUIPE NACIONAL DE REPORTAGEM DO X-COMBAT, agradece a Francisco Carlos Pinto Sá Presidente da FJJO-CE, a todos os árbitros, pranchetas e mesários pela compreensão, apoio e carinho que tiveram com nossa equipe de reportagem, sem os quais não conseguiríamos realizar esta cobertura.

 

 Texto: Paulo Costa de Jesus    Imagens: Equipe X-COMBAT

COMPARTILHE:

MAIS LIDAS

TODAS AS COBERTURAS

PATROCINADORES

ENQUETE

Em que estado você quer o Mundial 2018 da CBLP

São Paulo
Rio de Janeiro
Ceará
Bahia

REVISTA X-COMBAT